Toda empresa, possui uma história, que vai desde a sua criação, sua gestão, até as atividades que faz.
Tudo isso é feito de uma forma, que pode se transformar na identidade visual da marca. E isso serve para contar essa história.
A cultura corporativa, ou identidade cultural, é o primeiro passo que direciona as operações, estratégias e posicionamentos da empresa.
E pode inclusive influenciar a tomada de decisões. Disso tudo, é derivada a identidade visual, que confere profundidade e faz com que as pessoas se lembrem de algo.
Para você entender melhor como tudo isso funciona, vamos explorar um pouco mais o assunto neste artigo, sobre identidade visual e os motivos dela ser tão importante para as empresas.
O que é identidade visual?
A identidade visual consiste em um logotipo, um nome, cores, estilo próprio e a essência que toda empresa deve ter.
É fundamental que uma marca consiga transmitir sua história, seus valores através dessa identidade.
As mídias impressas e digitais costumam ter essa marca do mesmo jeito. E ela passa a ser um dos pilares de sustentação para a estratégia de comunicação da empresa.
O elemento chave da identidade visual é o logo. Através desse elemento, a marca consegue ser lembrada e reconhecida em qualquer lugar.
Portanto, é preciso contratar um bom profissional para criar o logo e assim conseguir transmitir tudo que a empresa precisa.
Muitos especialistas em design e comunicação conseguem estudar e avaliar qual a necessidade, personalidade e os gostos para convergir tais elementos da empresa e dessa maneira criar o logo perfeito.
Benefícios da identidade visual para a marca
A imagem é muito importante para manter a boa reputação de uma empresa. Ela é vista de acordo com a qualidade de seus produtos, mas também como se mostra.
Quando a empresa tem uma boa identidade visual, alguns impactos positivos são provocados mais facilmente.
Alguns exemplos são:
- Vínculo: alguns clientes conseguem ter mais confiança quando a empresa possui uma identidade forte.
- Posicionamento: o mercado fica marcado através de símbolos e projetos do qual aquela empresa faça parte, ou que incentive e promova ações futuras.
- Rentabilidade: quanto a identidade é bem feita, ela se projeta melhor. Não há necessidade de reinventar quando a marca é sólida e bem estabelecida.
- Reconhecimento: quando a marca entra no mercado e passa a ser divulgada, automaticamente as pessoas conseguem reconhecer a empresa a longo prazo.
Erros que devem ser evitados na identidade visual
Existem vários erros que devem ser evitados a todo custo, principalmente quando você contrata profissionais para criar a identidade visual da sua empresa.
Por exemplo, as cores, os elementos e as imagens escolhidas devem seguir critérios pessoais e que sejam apropriados para a empresa.
O abuso da quantidade de informação também é um erro comum. Isso é causado pela falta de conhecimento de alguns designers com pouca experiência.
A identidade visual é parte essencial de uma empresa, assim como um bom site. Por isso ela deve ser clara, muito bem pensada e representar a cara da empresa.
Afinal, o objetivo é ajudar na divulgação e criar uma relação com seu público-alvo.
Agora que a importância da identidade visual foi esclarecida, é possível que você observe cada logo de empresa, cada mídia social de uma forma diferente.
Essa noção abre nossos olhos para entender como o mercado funciona.