O Marketing de Influência pode ser definido como a estratégia colaborativa entre empresas e influenciadores ou pessoas relevantes em um determinado setor.
Esta técnica de marketing envolve identificar formadores de opinião que podem ajudar uma marca a se conectar de forma mais natural e espontânea com seu público-alvo.
O marketing de influência pode estar na moda agora, mas não é uma novidade. Isso já vem acontecendo há muito tempo. Nós apenas definimos isso de uma maneira diferente.
Celebridades, atletas e líderes foram os principais influenciadores em suas respectivas áreas. Diversas marcas vem fazendo parcerias com essas pessoas há muito tempo.
O que é um influenciador?
Em termos simples, um influenciador é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar sua comunidade.
Ou seja, é alguém que tem o poder de afetar as decisões de compra de terceiros através da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.
É importante notar que essas pessoas não são apenas ferramentas de marketing, mas sim ativos de relacionamento social com os quais as marcas podem colaborar para alcançar seus objetivos de marketing.
Por que o marketing de influência é importante?
O marketing de influência promove um diálogo eficaz entre a marca e seu público. Além disso, esta estratégia é baseada na confiança.
Alguns motivos para adotar o marketing de influência são:
- Transmite mais credibilidade.
- Maior conexão entre marca e público-alvo.
- Foco na experiência ao invés da mensagem.
- As recomendações são mais confiáveis.
As marcas estão apostando cada vez mais no marketing de influência. De acordo com um estudo da WhoSay, cada vez mais especialistas em marketing estão reconhecendo o valor dessas campanhas.
Cerca de 70% dos especialistas em marketing dos EUA afirmaram que os orçamentos para investir em tais campanhas aumentarão nos próximos anos.
Além disso, 89% reconhecem que esse tipo de marketing tem um impacto positivo na forma como as pessoas percebem uma marca.
De acordo com o ThinkWithGoogle, 70% dos adolescentes no Youtube confiam na opinião dos influenciadores.
Dicas para adotar o marketing de influência
Aplicar o marketing de influência na sua estratégia é uma ótima decisão. Mas é preciso seguir algumas boas práticas.
Confira algumas dicas a seguir:
Escolha corretamente o influenciador
Escolher o influenciador é uma etapa muito importante. Afinal, sua empresa precisa estar alinhada aos valores dessa pessoa. Portanto, o primeiro fator que você deve considerar é o que sua empresa pretende atingir e qual o perfil do seu público.
Tente entender a linguagem usada pelo influenciador e veja se coincide com a da sua marca.
Defina seus objetivos
Você deve definir qual é o objetivo da sua campanha. Por exemplo, seu propósito é divulgar um produto, fortalecer sua marca ou gerar leads?
Então, a partir disso, pense como o influenciador será capaz de ajudar e qual será a parceria ideal.
Faça um planejamento das suas ações
Tendo um ou mais influenciadores, você pode contar com eles para determinar como a estratégia será aplicada.
Mas antes disso, formalize a ação e alinhe todas as expectativas. Em seguida, coloque a criatividade à prova. Tente inovar e lembre-se de que as pessoas gostam mais de mensagens verdadeiras e reais.
Gerencie as postagens
Para divulgar seu conteúdo com os influenciadores você não pode esquecer de mensurar os resultados.
Veja se os números esperados estão sendo alcançados e se é preciso fazer alguma mudança.
Além disso, faça a gestão das postagens a partir do uso de diferentes recursos, como stories do Instagram, tráfego para o site, links e mais. Assim, fica mais fácil atingir as expectativas e um bom ROI.